Pais e cuidadores,
E então, quem tem problemas? Problemas...todos os “corajosos” tem e os enfrentam constantemente!
Esta semana em terapia, incluímos na pauta da sessão a prática de Resolução de Problemas.
Conversamos que problemas são vivenciados pelos pais, pela família, pelos amigos, por todos nós.... e quando estamos diante de um, muitas vezes podemos reconhecê-lo devido ao desconforto emocional que sentimos. Cada um é responsável pelo seu problema e deve enfrentá-lo, mesmo se precisar de sua rede de apoio para ajudar a resolvê-lo!
Entendemos que podemos usar passos sistematizados de resolução para nossos problemas, e que nos ensinam que na maioria das vezes, para cada problema, não existe apenas uma solução, existem várias opções, e que a melhor solução não é aquela que pensamos ser mais fácil mais sim aquela que realmente pode resolver nosso problema. Nada de preguiça!
Lembre que as soluções eficazes são aquelas que diminuem emoções perturbadoras, minimizam as respostas negativas e potencializam as consequências positivas. Resolver um problema não é gerar novos problemas! Precisamos fazer com que nosso filho compreenda que o “mais corajoso” não é aquele que tem uma vida livre de problemas e sim aquele que se torna habilidoso em resolvê-los.
Lembre, que os problemas podem ser “simples” ou complicados; na perspectiva do seu filho, decidir entre ir na casa da avó para ver seu primo querido ou ir a uma festa do pijama do amigo da escola, ter posturas para se defender de amigos, explicar-se de maus entendidos, pode representar um grande problema e demandar grande parte de seu tempo, e muitas vezes seu filho pode preferir a evitação ou esquivar-se, o que impossibilita o aprendizado da habilidade em resolução de problemas. Para que ele aprenda, precisa praticar!
Nosso objetivo em sessão foi de oferecer alguns direcionamentos lúdicos para o aprendizado da identificação dos responsáveis pelos problemas, habilidade em solução, e aumento de repertório, fazendo com que seu filho reconheça e resolva os problemas dele e não do mundo!
Devemos evitar que os problemas do seu filho se tornem “maiores” ou “ se percam” devido a inexperiência em solucioná-los ou mesmo por estarem tentando resolver os problemas que não são deles.
Use o desenho para ajudar nesta prática.
Lembro que todos os exercícios devem ser realizados de forma divertida!
Para facilitar, indico aqui os passos para que possa brincar com o seu filho.
Passo 1- Identificação do problema: É importante a formulação, elucidação e compreensão da situação problemática de modo específico. De quem é o problema? Quem é responsável por ele? Este problema é meu, do papai, da mamãe ou do meu primo?
Passo 2- Possíveis soluções: Levantamento de alternativas de soluções. O que posso fazer? As possíveis soluções devem ser seguras, saudáveis, respeitosas, isto é, não devem prejudicar outras pessoas.
Passo 3- Escolha : Entre as alternativas que levantei e com as informações que tenho no momento, qual a melhor opção comparando as opções disponíveis?
Passo 4- Coloque em ação: Mãos a obra! Vamos colocar em ação!
Passo 5 - Verificar o resultado: Avaliação da eficácia da escolha observando o resultado final. Caso constate que a alternativa escolhida é ineficaz, não vale desistir! Vamos retornar a etapa 2 para uma nova escolha.
Focar na solução nos faz ser assertivos.
Somos assertivos quando defendemos nossos direitos sem desrespeitar os direitos do outro.
Vamos praticar!
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